ATINGINDO SEU PÚBLICO ALVO

Para que um vídeo empresarial seja eficiente não basta apenas se pensar na produção, são fundamentais 02 outros cuidados:

  • Planejamento: Neste ponto é fundamental o briefing. Você encontra maiores informações no link “Guia de Produção de Vídeo” acima, ou mesmo procurando no Google por “Briefing para Vídeo Empresarial”;
  • Exibição: De que adianta criar um vídeo empresarial se ele não é assistido pelas pessoas que você gostaria? Pois é, este é um erro comum. Toda empresa deve pensar em estratégias que facilitem o acesso de seu vídeo ao seu público alvo. Este artigo trata deste ponto, de como atingir seu público-alvo de maneira mais eficiente;

A Cinemátika é uma produtora de vídeo com atendimento consultivo, de ponta a ponta, desde consultoria no planejamento criativo até o suporte para que seu filme atinja quem você deseja. Continue lendo o artigo, temos ainda muito conteúdo para lhe passar.

 

DICAS PARA ATINGIR SEU PÚBLICO ALVO:

1. SEU WEBSITE FICA MAIS EFICIENTE COM VÍDEOS ON-LINE:
Todo vídeo empresarial deve estar integrado a sua comunicação on-line. Assim como o restante de seu website, formado por textos e fotos, ele ajudará ao visitante a conhecer os produtos e serviços que sua empresa oferece. Procure evitar um link como “assista nosso vídeo institucional” e a razão é simples: as pessoas entraram em seu website para comprar serviços e produtos que lhes facilitem a vida. Eu sugiro você colocar de modo mais sutil, e posso citar como exemplo de trabalho da Cinemátika a Elemar, nosso cliente criou pequenos vídeos a serem inseridos em pontos chave de seu website:

 

2. SERVIÇOS GRATUÍTOS DE SITES ESPECIALIZADOS SÃO MAIS EFICIENTES DO QUE INSTALAR VÍDEOS EM SEU PRÓPRIO SERVIDOR:
Nenhum dos vídeos que você assiste neste site estão em nossos servidores. Todos os vídeos estão instalados no YouTube, com inúmeras vantagens:

  • O serviço é gratuíto independente do volume de tráfego de dados;
  • Mais de 200 mil servidores trabalhando especificamente para exibir vídeos;
  • Configura automaticamente diversas opções de visualização, desde alta-definição até baixa definição, de acordo com a banda de internet do espectador;
  • E, talvez a mais importantes: acaba por ser uma importante ferramenta de SEO, ou seja, acaba por ajudar que pessoas encontrem seu website;

Existem outras dezenas de sites gratuítos e especializados, como o VIMEO, outro site gratuíto de vídeos que oferece serviços similares ao YouTube.

3. DÊ PRIORIDADE PARA EXIBIÇÃO ON-LINE, MAS NÃO SE ESQUEÇA DE MÍDIAS FÍSICAS:

CDs, DVDs e Pen-Drives ainda são eficientes, não os deixe de lado.

 

4. COMO ATINGIR O PÚBLICO-ALVO DEVE SER PENSADO ANTES DE SE CRIAR O ROTEIRO:
Este é um erro comum, muitas vezes as empresas criam, por exemplo, um vídeo institucional que fala do histórico e das instalações da empresa. Ao se colocar no website, percebe-se que não é exatamente este o conteúdo que o público-alvo busca. Teria sido melhor criar um conteúdo com aplicações de produtos e/ou serviços, ou com entrevistas com clientes satisfeitos, ou um vídeo técnico para especificadores. Ou seja, seu público-alvo não prestará muita atenção a este vídeo simplesmente pelo fato de não ser o que ele busca.

 

Para se atingir o público alvo utilizando vídeos empresariais precisa-se contar com uma equipe especializada e com trabalhos com resultados positivos comprovados. Conte com a experiência da Cinemátika, entre em contato.

 

Leave a Reply: